CidadesIndaiatuba

Raio X da Saúde: médicos são elogiados na UBS Califórnia

HUGO ANTONELI JUNIOR

Na sétima parte da reportagem especial sobre as unidades de saúde de Indaiatuba (SP), o Comando Notícia passa pelo bairro Jardim Califórnia. Estivemos no período da tarde em um dia da semana passada na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde conversamos com moradores e pacientes que saíam do local. Antes, a reportagem já passou pela UBS do João Pioli, do Parque Campo Bonito, do Parque Corolla, pela UBS 7, no Jardim Morada do Sol, pelo Hospital Dia e também pela UBS do Cecap.

As duas primeiras mulheres que saíram da unidade foram moradoras já idosas. Andando devagar elas preferiram subir a escada, mesmo com a rampa que dá acesso à rua Basília Martins. Elas fazem parte de uma estatística marcante na cidade, vieram da capital, São Paulo, para morar no bairro e agora passam por atendimento na unidade.

As duas contaram ao Comando Notícia que moravam em Cachoeirinha, cerca de 100 quilômetros de Indaiatuba, e que passam por exames de rotina. “Não temos o que reclamar. Viemos recentemente de São Paulo morar aqui e somos muito bem atendidas. A médica é muito boa e não demorou, nem o agendamento e nem quando cheguei aqui para ser atendida”, conta.

Outra mulher saiu em seguida. “Fui atendida pela médica que é clínico geral. Não tenho o que reclamar. Não demora e ela é uma ótima profissional”, afirma. “Sempre quando precisei da equipe aqui da unidade fui muito bem atendida, as meninas são muito boas aqui e a médica me ajudou muito hoje”, elogiou.

A terceira pessoa ouvida também foi uma mulher. Ela também disse não ter reclamação do atendimento, mas que demorou um pouco. “Mais ou menos duas horas para atender”, diz. “O problema é o agendamento, que demora. A minha consulta agora é para o dia 25 de setembro, quase daqui a dois meses. O exame de sangue ficou marcado para o dia 28 de agosto, um mês”, afirma.

“Tem um outro exame que o médico pediu que não tem nem previsão de quando vai ser feito. Não tenho o que reclamar do atendimento aqui, mas com essa demora no agendamento fica complicado. Principalmente para pessoas como eu que trabalham fora. Eu até peguei atestado, mas vou voltar a trabalhar e não é fácil conseguir liberação para vir às consultas, ainda mais nesse desemprego que está”, encerra.

Nesta quarta-feira, dia 7, será a vez do Posto de Saúde da Família do Jardim Oliveira Camargo.

foto: Reginaldo Rodrigues/Comando Notícia