Cidades

Diário de bordo – dia 7 – achamos o padre e a Vila Gianelo

HUGO ANTONELI JUNIOR/NÚBIA ISTELA

Chega ao fim nesta segunda-feira (7) a nossa jornada ao Paraná. Uma semana, cinco cidades e mais de mil e quinhentos quilômetros depois, entramos nas casas, ouvimos as histórias e documentamos todos os detalhes possíveis de serem documentados para o especial de aniversário de Indaiatuba (SP) que será exibido em dezembro. Moreira Sales terminou o domingo chuvosa e começou a segunda um pouco fria, mas logo voltou ao calor da semana passada.

Em Moreira Sales (PR), nesta segunda, finalmente encontramos o padre que estávamos procurando desde sexta (4). Lussamir nos recebeu no final da manhã. Ele nos falou sobre a ligação entre as cidades, relatou que muitas famílias que visitam a cidade no final do ano ou em feriados, sempre passam na igreja, participam das missas com as famílias.

A igreja, que começou com madeiras e hoje ostenta um lindo prédio, passou por diversas reformas ao longo dos anos, a mais significativa no começo do século. Depois da igreja partimos rumo à Vila Gianelo. É uma mini cidade, só que fica a 15 minutos da avenida principal de Moreira.

Metade do caminho é feito por uma estrada bem asfaltada, mas com muitas curvas. A outra metade é “estrada de chão”. No começo, terra fofa, mas da metade para a frente, quando há subidas e mais subidas, as pedras predominam. Uma avenida apenas. Asfaltada e que lembra muito a própria Moreira, só que menor. As casas são coloridas, boa parte ainda é de madeira. Há uma praça e uma igreja.

No perímetro são duas as lombadas e inúmeras as galinhas que atravessam com a família toda. Na Gianelo ouvimos pelo menos quatro moradores que falaram dos parentes que tem em Indaiatuba. “Quem não tem parente lá, conhece alguém que tenha. Aqui e em Moreira”, disse um deles. Depois das imagens principais da igreja e da praça, de volta à Moreira, terminamos as gravações antes de terminarmos a mala para voltar embora.

O que é o projeto Indaiatuba-Paraná?

O Comando Notícia viajou para cinco cidades do Paraná, Maringá, Campo Mourão, Goioerê, Mariluz e Moreira Sales. Nelas houve gravações sobre as cidades, ouvindo moradores e histórias para mostrar como estão estas cidades hoje em dia. As cidades foram escolhidas pois são de onde saíram muitas pessoas nas décadas de 1980 e 1990 para Indaiatuba. A maioria dos moradores foi formar o Jardim Morada do Sol. O documentário final será divulgado em dezembro, no aniversário de 189 anos de Indaiatuba. Confira os diários de bordo do dia 1, dia 2, dia 3, dia 4, dia 5, e dia 6.

fotos: Núbia Istela/Comando Notícia