CidadesIndaiatuba

Retrô18 – Julho teve eclipse, elevado e falta de chuva em Indaiatuba

Continuando a série de retrospectivas, hoje falaremos dos fatos da cidade no mês de julho. Veja os principais fatos dos outros meses clicando: janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

Foi apenas no dia 30 de julho que voltou a chover em Indaiatuba após um longo período de seca. Foram 47 dias sem nenhuma gota de chuva. Diversos bairros, como Jardim Morada do Sol, Califórnia e Centro registraram ventania e chuva de, no máximo, 20 minutos. A previsão do tempo se confirmou e a cidade deve voltar a ter mais chuvas nos próximos dias. Assista a transmissão do Comando Notícia na hora da chuva, ao vivo. A última vez que havia chovido foi no dia 13 de junho.

Enquanto isso, em Salto, a Defesa Civil registrou em 30 dias, mais de 40 ocorrências de queimadas no município. O departamento alerta que com a estiagem, característica no período de inverno, a prática ilegal tem ocorrido com mais intensidade em toda cidade.

No dia 10 de julho aconteceu uma captação de órgãos para transplante de uma paciente que estava internada no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) desde o dia 20 de junho. A paciente, de 60 anos, sofreu hemorragia subaracnóidea espontânea (HSA), e após a realização dos protocolos que atestam a morte encefálica, os familiares autorizaram a doação de órgãos.

As obras de interligação de vias com o elevado construído na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita foram concluídas após 30 meses da ordem de serviço emitida (janeiro de 2016). A Secretaria de Obras e Vias Públicas liberou o trânsito de veículos pelo local no dia 27 de julho. A velocidade máxima permitida no elevado é de 40Km/h e será controlada por radar.

A última semana de julho também foi marcada por um eclipse. A noite ficou mais escura, o que possibilitou a visualização de outros astros, como é o caso de Marte.  A cada 26 meses, a Terra passa entre Marte e o Sol. Isto é chamado de oposição, o que torna favorável a observação pelo telescópio. O eclipse foi visto a olho nu.

fotos: arquivo/Comando Notícia